Conta-se que no final do século XV, a cerca de 1 quilómetro acima da actual igreja de Nossa Senhora do Monte, na localidade do Terreiro da Luta, uma Menina, brincou com uma pastorinha, e deu-lhe merenda. A pastorinha, muito satisfeita, contou o sucedido à sua família, que não acreditou na sua história, por ser improvável que naquela mata deserta e tão afastada da povoação aparecesse uma Menina. Na tarde seguinte, repetiu-se a visita da Menina e a pastorinha contou novamente à sua família.
No dia seguinte, à hora indicada pela pastorinha, o pai foi, de modo oculto, observar a cena. Foi quando viu sobre uma pedra, uma pequena imagem de Maria Santíssima e, à sua frente, a inocente pastorinha que se apressou a dizer-lhe que era aquela imagem a menina de quem lhe falava.
O pai, não ousou tocar a imagem e comunicou o facto à autoridade, que mandou colocar a imagem na Capela da Encarnação, próxima da actual igreja de Nossa Senhora do Monte. Deu-se, desde então, este nome àquela veneranda imagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário