Esta é uma das iguarias mais apreciadas da gastronomia Portuguesa. Mas sabe o que tem que ter em conta na hora de as comprar? Sabe como as deve guardar e preparar? Veja as dicas!
Antes de comprar:
Prefira sempre sardinha fresca em vez de congelada;
Escolha sempre sardinhas mais pequenas em vez das grandes, pois são mais saborosas;
A sardinha deve apresentar-se rija ao toque;
A pele deve estar brilhante;
As guelras devem estar vermelhas;
As escamas devem estar fixas;
Os olhos devem estar límpidos e salientes. A córnea deve estar transparente com a pupila de cor negra;
Se a sardinha cheirar a amoníaco ou a azedo não está própria para consumo.
Transportar
Depois de comprar a sardinha, deve transporta-la numa geleira com gelo ou num saco térmico, sempre bem acondicionada de modo a que o calor não altere as suas propriedades.
Conservação
A sardinha deve ser consumida no dia da sua aquisição. Deve ser conservada no frigorífico até 20 minutos antes de ser assada. Se não a poder consumir no próprio dia deve proceder à sua congelação.
Preparação da sardinha
Retire a sardinha do frigorífico cerca de 20 minutos antes de ser assada e coloque-lhe sal. Deve colocar umas pedras de sal nas guelras para ficar com mais sabor. Não retire as escamas nem as tripas. A sardinha deve ser assada inteira.
Ao contrario do que muita gente aconselha, não se deve colocar qualquer tipo de gordura na sardinha na hora de assar. A própria gordura da sardinha faz com que ela não se cole à grelha!
Preparação do grelhador
A qualidade do carvão é muito importante. O melhor carvão para umas boas brasas é o que é obtido através de lenha de azinho, pois mantém as brasas durante muito tempo em óptimas condições para se grelhar o peixe.
Deve acender o lume e queimar bem a grelha. Quando colocar as sardinhas a assar, a grelha deve estar bem quente.
O carvão deve arder durante algum tempo e não deve estar com labaredas na altura de colocar as sardinhas na grelha.
Dica:
Para retirar o cheiro das sardinhas das mãos, molhe as mãos com água fria, corte um limão ao meio e esfregue bem as mãos.
Fonte: Ser Transmontano
Sem comentários:
Enviar um comentário